Aves Ornamentais

Olá, mundo!
25 de maio de 2018
Brasil ou Terra dos Papagaios
29 de maio de 2018

Aves Ornamentais


Aves ornamentais eternas?

Há milhares de anos o ser humano esteve associado à companhia de animais silvestre, que aos poucos foram sendo domesticados e passaram a fazer parte da estrutura da sociedade humana. Com tal, estes foram evoluindo para diversos fins, quer sejam os de produção como os bovinos para a evolução da carne e do leite, os de trabalho como muares e aqueles que meramente servem e companhia ao ser humano como as aves, por exemplo.

Desde os primórdios da colonização brasileira o hábito indígena do xerimbabo foi observado e absorvido pelos colonizadores.

Papagaios, Araras, Quatis, Macacos e outros animais eram capturados ainda filhotes para servirem de mascotes. Este hábito tornou-se arraigado na cultura brasileira e acabou por gerar um amplo e ilegal comercio destas espécies. Dados extras oficiais relatam que mais de 10.000 filhotes de papagaios e araras são retirados de natureza por ano para servem vendidos em grandes centros ou ate mesmo no exterior de forma ilegal.

Sendo assim, a criação comercial de aves nativas brasileiras representa não só um excelente empreendimento comercial - já que o mercado consumidor conhece o produto - mas também reverte-se da mais alta importância para o meio ambiente, pois os exemplares comercializados nascem em cativeiros e não são mais retirados de natureza. Amazona aestiva: popularmente conhecida como Papagaio Verdadeiro ou Baiano. Amazona kawalli: popularmente conhecido como Papagaio de Garbes.

As plumas das araras e papagaios. Possuem um alto valor de mercado. Elas são utilizadas para decoração, enfeitas de chapéus e para outros ornamentos e fantasias.

Distribuição Geográfica: Os papagaios e araras estão presentes em quase toda a América do Sul, principalmente na Colômbia, Peru, Venezuela, Norte da Argentina e no Paraguai. Eles preferem as regiões de grandes rios, cerrados e metas.

Longevidade:Há relatos de papagaios que viveram em cativeiro por ate 45 anos e vieram as mortes de seus donos. Classificações taxonômicas e Descrições Biológicas Arara Canindé (peito amarelo) Nome popular: Arara Canindé Classe: Ave Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero e Espécie: Ara Araraúna

Sua plumagem é azul com a barriga amarela, o topete verde, bico preto, maxilar branco e em baixo pretoTanto os papagaios quanto as araras pertencem à família dos Psitacídeos e, com tal, possuem característica peculiares que o diferencia das demais espécies. Sei que o bico é forte e recurvado fazendo com que estes possam se alimentar Este bico também determina um alto grau de degradação dos viveiros pois lascam a madeira de poleiros e comedouros com uma facilidade impressionante.

O dimorfismo sexual nas famílias dos psitacídeos é muito pequeno, sendo muito difícil diferenciar os sexos em qualquer fase. Atualmente, são utilizadas modernas técnicas de laboratório e, através do DNA, é possível se identificar o sexo das aves com uma precisão de 100% desde a mais tenra idade. Esta técnica consiste de sangue ou penas, que levadas a um laboratório, determina o sexo das aves. Os filhotes de papagaios verdadeiros geralmente nascem números de três e nascem recobertos de pequenas plumas branca que ao longo do tempo são substituídas pela plumagem definitivas. Eles são alimentados pelos pais por dois a três meses. Na natureza, são animais gregários isolando-se do bando apenas no período reprodutivo que se inicia nos meses de junho a agosto. Habitam o alto das arvores sempre fazendo muito barulho que se transformam muitas vezes em uma algazarra infernal.

Maturidade sexual Os papagaios e araras estão aptos à reprodução entre três e quatro anos de idade. No entanto, algumas aves podem ter a sua maturidade sexual aos dois anos. Classificação Taxonômica e Descrições Biológicas Papagaio verdadeiro Nome popular: papagaio verdadeiro Classe: ave Ordem: psittaciformes Família: psittacidae Gênero e espécie: Amazona aestiva.

O papagaio verdadeiro possui fronte e loros azuis, ou amarelo, da cabeça estende-se por cima e por conseguinte. Seu bico é negro íris de cor laranja ou vermelho laranja, imaturos de cor marrom uniforme. Classificações Taxonômicas e Descrições Biológicas Arara canga Nome popular: arara canga Classe: ave Família: psitaciformes Gênero e espécie: ara macao A arara canga tem plumagem vermelha, asas azuis, amarelo e verde, e bocó preto. Criar papagaios em cativeiro, virou um excelente negocio, não só para atender o mercado interno, como para exportação (Desde que o criatório esteja registrado no IBAMA).

Reproduzindo Aves em Cativeiro -Entrevista com Luiz Gattaz Maluf -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *