Como o senhor começou nesta atividade?
Foi por paixão e amor pelas aves mesmo. Para mim isso é praticamente um hobby e logo me especializei pelos pássaros Psitacídeos, também conhecidos vulgarmente como pássaros de bico redondo, que corresponde aos papagaios, araras, pionus, jandaias, etc... Eu iniciei essa minha criação em 1977 e comecei a reproduzir, foi onde encontrei muita dificuldade, pois naquela época, as pessoas só colecionavam aves, e ninguém sabia nada a respeito.
Esta paixão deu lucro?
Foi um investimento de longo prazo. Nada foi visando o lucro imediato, como disse, comecei a fazer isso por amor. Comercialmente falando, posso dizer que no Brasil, essa ainda é uma atividade zero à esquerda, a muito longo prazo mesmo. Uma pessoa que queira iniciar a criação deve ter uma infra-estrutura muito grande, mandar construir vários viveiros espaçosos, pelo menos 100 unidades para começar e isso exige uma despesa razoável, pois cada viveiro pode ter um casal somente. Depois, precisa andar sexar, definir o sexo de cada ave, que gera, em média, R$ 50,00 ou mais por ave. E se não fizer isso, o criador corre grandes risco de perder muito tempo tentando a reprodução sem conseguir nada. Além disso, é um processo lento para conseguir as aves, não se pode sair por aí pegando qualquer ave, pegar da natureza, tem que preencher uma requisição do IBAMA, regulamento o local e esperar eles fazerem alguma apreensão grande para pegar os exemplares que darão início à criação e tem bastante gente esperando! Tem que fazer permutas com outros criadores, o que não é nada fácil. Cada casal demora mais ou menos de três a cinco anos para reproduzir, e o criador ainda tem que manter as despesas de tratadores, alimentação e remédios.
Portanto, no meu ponto de vista, quem quer investir nisso, tem de ter consciência que é uma coisa a muito longo prazo e também tem quer ter uma consciência ecológica bem formada para não cometer erros.

Luiz Gattaz Maluf
Atividades como criador de Aves em cativeiro década de 1970 à 1996
                
          
              Consegue reprodução de papagaio (Psitacidius ) em cativeiro
           
              Consegue reprodução da Arara Azul e Amarela ( ara arauna)      
               
              Primeira reprodução mundial do papagaio Amazon (ochrocephala tholaema)

             

Leia na integra as informações clicando aqui